O IndieWire, site norte-americano especializado em cinema e séries de TV, elencou os 100 melhores filmes dos anos 2000. Segundo o portal, os títulos da lista definiram a primeira década do século 21.
O Brasil é representado pelo documentário ‘Jogo de Cena’, de Eduardo Coutinho. Na produção, 83 mulheres contam sua história, entre elas, as atrizes Andréa Beltrão e Fernanda Torres. O título, que conquistou o 66º lugar está disponível na Netflix e Globoplay.
Veja o top 10 filmes dos anos 2000
1- AI Inteligência Artificial (2001) de Steven Spielberg
Eleito o melhor título dos anos 2000, o filme de ficção científica de Steven Spielbergn foi lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.
A obra conta a jornada de um menino-robô para descobrir sua verdadeira natureza.
Onde assistir: Prime Video (Premium), Google Play, Apple TV
Haley Joel Osment, Jude Law, Brendan Gleeson
2- As Coisas Simples da Vida (2000), de Edward Yang
O filme de drama e romance conta a história de um homem de 40 anos, NJ Jian, que vai ao casamento do cunhado e reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância, agora casada com um americano.
Elenco: Elaine Jin, Issey Ogata, Wu Nien-jen
3- Cidades dos Sonhos (2001), de David Lynch
O filme de drama e suspense aborda um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, que dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens.
Onde assistir: Prime Video (Premium), Youtube (assinatura), Telecine, Google Play, Apple TV
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux
4- 2046 – Os Segredos do Amor (2004), de Wong Kar Wai
Hospedado em um hotel em Hong Kong, o jornalista Mo Wan Chow escreve um livro de ficção científica sobre o futuro enquanto recorda seus relacionamentos do passado e se envolve com suas vizinhas de quarto. O filme é dos gêneros ficção científica e drama romântico.
Onde assistir: Prime Video (Premium)
Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li, Maggie Cheung
5- 35 Doses de Rum (2008), de Claire Denis
Dirigido por Claire Denis, o filme é uma refilmagem de Pai e Filha, obra-prima de Yasujiro Ozu, um dos maiores nomes da história do cinema. O protagonista, Lionel é um condutor de RER, o trem que serve a periferia de Paris. Sua filha, Joséphine, aluna de antropologia, funcionária de uma filial da Virgin, mora com ele em um prédio fora da capital.
Elenco: Alex Descas, Grégoire Colin, Mati Diop
6- Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
Filme norte-americano de 2007, do gênero drama é dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson, baseado no romance Oil!, de Upton Sinclair.
Falido, o minerador de prata, Daniel Plainview decide começar vida nova e buscar a fortuna com o filho em local rico em petróleo, mas seus interesses entram em conflito com os do pastor Eli Sunday, a figura mais influente da cidade.
Onde assistir: Prime Video (Premium), Apple TV
Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier
7- As Praias de Agnès (2008), de Agnès Varda
Produzido e dirigido pela cineasta francesa Agnès Varda, o filme é um documentário autobiográfico Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy.
Elenco: Agnès Varda, Yolande Moreau, Mathieu Demy
Onde assistir: Prime Video (Premium)
8- Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola
Comédia dramática com romance contaa história de Bob Harris, uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, que também está na cidade acompanhando o marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Na cidade estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo.
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson
Onde assistir: Netflix, Prime Video, Telecine, Google Play, Apple TV
9- O Que Resta do Tempo (2009), de Elia Suleiman
Dividido em quatro episódios, o filme narra a história do diretor Elia Suleiman e sua família, em Nazaré, na Palestina, desde o ano 1948, quando se dá a brutal ocupação do norte da Palestina pelo Estado de Israel. Com um toque de comédia dramática, relata o cotidiano dos ‘árabes israelenses’, que optaram por permanecer em sua terra natal e, desta forma, passaram a integrar a minoria local.
Elenco: Saleh Bakri, Elia Suleiman, Ziad Bakri
10- A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
‘A Viagem de Chihiro’ é uma animação do famoso Studio Ghibli, lançada em 2001 no Japão.
A protagonista, Chihiro, de 10 anos, é menina que está de mudança com seus pais. A caminho da nova casa, eles atravessam um túnel e ficam presos num outro mundo onde coisas estranhas acontecem. Para encontrar uma saída e retornar ao seu mundo humano, ela enfrenta diversos desafios.
Onde assistir: Netflix
Imagens Reprodução Internet