Volta às aulas presenciais em Capelinha e região

Aranãs FM 2

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o estado e após o governo autorizar que todas as macrorregiões de Saúde passassem para a Onda Verde, fase mais flexível do plano Minas Consciente, um assunto que entrou em discussão foi a volta às aulas presenciais nos municípios mineiros.

Em alguns municípios do estado de Minas Gerais as aulas já retornaram na modalidade de ensino híbrido, que é quando os alunos se dividem entre aulas presenciais e remotas. A redação da Rádio Aranãs fez um levantamento sobre a volta às aulas em Capelinha e região.

Confira abaixo a lista dos municípios e as datas previstas de volta às aulas no formato híbrido:

  • ÁGUA BOA – Previsão dia 18 de outubro
  • ANGELÂNDIA – Não há previsão de volta, no município há um decreto com validade até novembro;
  • ARICANDUVA – O comitê de enfrentamento à Covid-19 está analisando a situação do município e decidirá pela volta ou não das aulas presenciais;
  • BERILO – não tivemos resposta até o fechamento desta matéria;
  • CARBONITA – Previsão dia 18 de outubro;
  • CHAPADA DO NORTE – Previsão dia 18 de outubro;
  • DIAMANTINA – Retornou no dia 23 de agosto;
  • ITAMARANDIBA – Previsão dia 18 de outubro;
  • LEME DO PRADO – Previsão dia 18 de outubro;
  • MALACACHETA – Retornou no dia 16 de agosto;
  • MINAS NOVAS – o município possui decreto até novembro e o comitê de enfrentamento à Covid-19 se posicionou contrário a volta às aulas;
  • NOVO CRUZEIRO – Previsão dia 25 de outubro
  • SANTA MARIA DO SUAÇUÍ – Em análise;
  • SETUBINHA – Previsão dia 18 de outubro;
  • TURMALINA – Previsão dia 18 de outubro;
  • VEREDINHA – Previsão dia 18 de outubro.

Os dados desta matéria foram coletados junto às secretárias de educação, redes sociais oficiais de cada município. Caso ocorra alguma mudança, esta matéria será atualizada e a informação divulgada previamente pela Rádio Aranãs.

Sobre a volta às aulas em Capelinha, a redação da Aranãs entrou em contato com Ana Paula, que faz parte do grupo de pais, mães e responsáveis que reivindicam pela volta às aulas presenciais no município.

Além do grupo de WhatsApp, usado para trocarem informações, eles criaram também um perfil no Instagram “Pais pela Educação Capelinha” em que eles compartilham reportagens sobre o tema.

Ana Paula falou sobre a criação do grupo e que o objetivo  é a busca de uma solução e principalmente um canal para que pais, mães e responsáveis pudessem ser ouvidos pela comunidade. Ela falou também sobre a preocupação com a saúde dos filhos e filhas que estão sem aula desde março do ano passado.

Ouça o áudio de Ana Paula na íntegra

 

Após reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, na última quinta-feira, a prefeitura do município informou por meio de nota que haverá reunião com o comitê de enfrentamento à Covid-19 para decidir sobre a volta ou não das aulas.

A redação da Aranãs conversou também com o vice-prefeito de Capelinha Aléquison Gomes. E ele falou sobre a questão da volta às aulas no município.

Ele falou sobre a reunião do Cosems e os próximos passos que serão tomados a partir de agora. Aléquison disse que a decisão do município virá após esta reunião e que tudo será feito de forma transparente e segura e ressaltou que a previsão é de que na próxima semana o futuro seja resolvido. E assim como mencionado por ele, o governo de Minas Gerais publicou ontem novo protocolo de volta às aulas no estado que pode ser lido neste link.

Ouça o áudio de Aléquison na íntegra

A reunião, que foi mencionada por Aléquison, será no próximo dia 19, na Câmara Municipal de Capelinha e terá a participação do ministério público, sindicato dos trabalhadores da educação e diretoras de escolas de Capelinha, assim como informou Adalton Gomes de Almeida, presidente da Aciac e do Comitê de enfrentamento à Covid-19 de Capelinha.  Sobre a audiência pública realizada pela Prefeitura do Município, você pode ler sobre ela neste link.

 

Reportagem: Ana Paula Tinoco

2 thoughts on “Volta às aulas presenciais em Capelinha e região

Deixe seu comentário:

Next Post

Eleições 2022: conheça as novas regras eleitorais

Falta pouco menos de um ano para as eleições de 2022 e os eleitores brasileiros irão às urnas com novas regras eleitorais. Promulgada pelo Congresso Nacional na semana passada, as regras serão aplicadas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, de 27 governadores e vice-governadores de estado e do […]
error: Conteúdo protegido!!