Após o governo de São Paulo anunciar a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais, o Secretário do Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti disse que Minas Gerais estuda a possibilidade de também tornar obrigatório o retorno dos alunos às escolas ainda este ano.
A declaração de Baccheretti foi dada durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira (14), em Belo Horizonte. Na ocasião, o Secretário disse que há chances reais deste retorno e que o distanciamento é o foco da discussão no momento.
E ressaltou que a expectativa deste retorno só é possível devido a melhora do cenário da pandemia que vem acontecendo nas últimas semanas: “A nossa expectativa é que o nosso grupo técnico discuta, com esse novo cenário que vem melhorando semanalmente, e a gente consiga tirar os 90 cm, permitindo retorno integral de todo aluno à sala de aula de forma obrigatória”.
No entanto, o titular da pasta mostrou preocupação quanto a realidade de alunos imunocomprometidos e com doenças crônicas que demandam de mais cuidado por serem mais vulneráveis ao vírus: “Existem algumas ponderações. Para esses estudantes, talvez o risco ainda neste momento seja maior ao retorno da aula. Mas a ideia das secretarias de Saúde e Educação é que a gente consiga sim, de forma segura, retornar com todas as atividades presenciais nas escolas de Minas”, concluiu.
Na última semana, a SES-MG aprovou a 5ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais que tem como a principal modificação o aumento para 100% da capacidade de indivíduos nas salas de aula e nos demais espaços de ensino, e também no transporte escolar. Leia a matéria completa aqui.
Leia também: Volta às aulas em Capelinha e região
Por Ana Paula Tinoco