Pix Automático poderá ser usado em contas-salário a partir de julho de 2027

Aranãs FM
Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix Automático poderá ser utilizado em contas-salário a partir de 1º de julho de 2027. A mudança foi estabelecida pelo Banco Central em uma resolução publicada em setembro, que atualizou as regras do Pix e também trouxe novas medidas de segurança.

O Pix Automático permite que o cliente autorize uma única vez pagamentos que se repetem, como mensalidades, contas de água, luz e outros serviços. Atualmente, quem recebe o salário nesse tipo de conta precisa transferir o dinheiro para outra conta do mesmo titular antes de realizar esses pagamentos. Com a nova regra, as cobranças poderão ser pagas diretamente pela conta-salário.

Apesar da mudança, o recebimento de outros tipos de transferências via Pix continuará proibido nessas contas. As exceções são valores enviados pelo Tesouro Nacional e devoluções de dinheiro.

Cobrança híbrida

A resolução também regulamentou a chamada cobrança híbrida, que reúne, no mesmo documento, o código de barras do boleto e o QR Code para pagamento pelo Pix.

A partir de fevereiro de 2027, quando uma das opções for utilizada, a outra deverá ser cancelada automaticamente. A medida tem como objetivo evitar que o mesmo pagamento seja feito duas vezes. As instituições financeiras também terão responsabilidades definidas caso ocorram falhas nesse processo.

Novas regras de segurança

O Banco Central também alterou os procedimentos para casos de suspeita de fraude envolvendo chaves Pix. A instituição financeira responsável pelo registro deverá informar o cliente sobre a suspeita, indicando a data do registro e a possibilidade de solicitar uma revisão.

Se a análise não confirmar a fraude, a marcação deverá ser retirada. A responsabilidade pelo procedimento será da instituição que registrou a suspeita ou recebeu a notificação de infração.

Outra mudança determina que a exclusão de instituições punidas pelo Banco Central do sistema Pix passe a ter efeito imediato. Antes, o desligamento definitivo ocorria somente 30 dias após a decisão. Com a nova regra, o bloqueio será realizado logo depois da notificação da instituição.

 

𝐏𝐨𝐫 𝐀𝐧𝐚 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐚 𝐓𝐢𝐧𝐨𝐜𝐨
*com informações de Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

Senado pode discutir fim da escala 6x1 nesta semana

O Senado tem sessão prevista para esta terça-feira (6), com a possibilidade de iniciar a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, o governo considera a proposta uma prioridade e pretende conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre […]
erro: Conteúdo protegido!!