Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Aranãs FM
Foto: Shutterstock
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento oral para o tratamento do câncer de mama. A autorização foi publicada nesta segunda-feira (22) e representa uma nova opção terapêutica para pacientes com a doença em estágio avançado.
 
O medicamento, denominado Inluriyo (tosilato de inlunestranto), é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia, ou que já apresenta metástase, quando a doença se espalha para outras partes do corpo. O tratamento é destinado a pacientes que já passaram por terapia endócrina anteriormente.
 
Desenvolvido pela empresa farmacêutica Eli Lilly, o Inluriyo é administrado por via oral e pode ser utilizado como monoterapia, sem a necessidade de associação com outros medicamentos.
 
O câncer de mama continua sendo o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados mais de 73,6 mil novos casos da doença, número que corresponde a mais de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no país.
 
A aprovação do novo medicamento amplia as alternativas de tratamento disponíveis e reforça os avanços no combate a uma das principais causas de adoecimento e mortalidade feminina no Brasil.
 
*com informações de Agência Brasil
Foto: Shutterstock

Deixe seu comentário:

Next Post

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no centro de Diamantina

A Polícia Militar apreendeu um adolescente de 15 anos por ato infracional análogo ao tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (22), na região central de Diamantina. A ação ocorreu durante uma operação voltada ao combate de crimes violentos e à repressão ao tráfico de entorpecentes. Segundo a PM, os […]
error: Conteúdo protegido!!