
Uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro de comprimento foi resgatada, pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta terça-feira (31), no bairro Aparecida, em Capelinha.
De acordo com informações dos militares, a cobra estava entre o farol e o motor do automóvel. Para resgatar o réptil, os bombeiros usaram técnicas de salvamento terrestre protegidos com equipamento de proteção individual.
E após a captura do animal, a serpente, que não apresentava ferimentos e estava em boas condições, foi devolvida ao seu habitat natural.
Segundo orientação dos bombeiros, embora a jiboia não seja uma cobra peçonhenta, sua picada é extremamente dolorosa e pode propiciar um quadro de infecção. O que exige cuidados médicos.
E seguiu orientando que “em casos de encontrar animais silvestres perigoso/agressivo, ligue 193”.
Sobre a Jiboia
A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente pertencente à família Boidae. As serpentes pertencem à classe dos répteis e são caracterizadas por apresentar corpo alongado e coberto por escamas, ausência de patas anteriores, podendo ocorrer patas posteriores vestigiais em algumas espécies, entre outras características.
Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:
- Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.
- Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.
A jiboia é venenosa?
Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.
Características gerais da jiboia
Apresenta cabeça triangular, uma característica de cobras venenosas, no entanto, como dito anteriormente, a jiboia não é uma cobra venenosa. Outra característica da jiboia, e que também é uma característica de cobra venenosa, é a cauda que se afina de maneira abrupta. Apresenta dentição áglifa, ou seja, não inoculadora de veneno. Os indivíduos dessa espécie apresentam cores variadas, podendo apresentar tons amarelos e vermelhos, no entanto, predominam diferentes tons de cinza e marrom.
Podem apresentar patas posteriores vestigiais, que podem ser utilizadas, por exemplo, no processo reprodutivo. A locomoção desses indivíduos ocorre por meio de contrações na superfície ventral do corpo, formando ondas regulares na pele que o impulsionam para frente ou para cima. São arborículas e terrestres e de hábitos noturnos.
Texto Ana Paula Tinoco
Informações sobre a Jiboia: Biologia Net