Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Nos primeiros fins de semana do novo governo, ao menos cinco ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizaram aviões da Força Aérea Brasileira para viajarem para a casa nos dias de descanso. Esses ministros utilizaram os aviões oficiais tanto para a ida às suas cidades de origem quanto à volta para Brasília.
As informações foram reveladas em levantamento feito pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, com base em dados divulgados pela Aeronáutica. A regra atual determina que o uso de aviões da FAB só se justifica por motivos de segurança ou para agendas nos locais das viagens.
Entre os que usaram o expediente está a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela foi ao Rio de Janeiro nos dois fins de semana após a posse, viajando na sexta-feira, para um encontro com o presidente em exercício da Fiocruz, Mario Moreira, ocorrido no sábado. Só retornou a Brasília na segunda-feira (9), alegando que não o fez no domingo em razão dos atos de manifestantes radicais na capital federal ocorridos naquele dia.
Na sexta-feira (13) ela novamente foi ao Rio, teve um encontro com pesquisadores da Rede Cegonha no sábado (14) e uma reunião com a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) no domingo (15), voltando a Brasília apenas à noite naquele dia.
Já Margareth Menezes viajou a Salvador na sexta (6) para a posse do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, não teve agendas no fim de semana, mas só retornou à capital no domingo.
Com relação a Fernando Haddad, ele foi para São Paulo no fim da tarde de sexta e só retornou a Brasília na sgeunda-feira pela manhã. Não houve agendas no fim de semana.
Segundo o colunista, Flávio Dino e Luiz Marinho também utilizaram aviões da FAB para se deslocarem para seus Estados (Maranhão e São Paulo) entre os dias 13 e 16 de janeiro. Neses casos, suas assessorias informaram ao colunista que isso se deu por motivos de segurança.
Fonte: O Tempo