A Secretaria Municipal de Saúde de Carbonita confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos na cidade. A informação foi repassada pela pasta na manhã desta sexta-feira, 14. Veja nota logo abaixo.
Segundo a Secretaria, trata-se de uma mulher, de 26 anos, que teve contato próximo com um caso suspeito. A paciente foi atendida em uma das Unidades de Saúde, apresentando quadro clínico compatível com a fase aguda da doença.
Um exame foi solicitado ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias, que confirmou o caso no último dia 11. Ainda segundo a Secretaria, a mulher está em isolamento domiciliar, passa bem e tem quadro clínico estável.
Na nota emitida, a pasta também informou que o caso está sendo acompanhado pela equipe de Estratégia Saúde da Família, que em conjunto com a equipe de Vigilância Sanitária em Saúde, vem realizando o monitoramento de pessoas que tiveram contato com a paciente.
Transmissão
A transmissão da Varíola dos Macacos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com lesões da pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados, como toalhas e roupas de cama. A transmissão por meio de gotículas geralmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.
Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
- Erupção cutânea ou lesões de pele;
- Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre;
- Dores no corpo;
- Dor de cabeça;
- Calafrio;
- Fraqueza.
Divulgação Prefeitura Municipal de Carbonita
Por Ana Paula Tinoco