Vai começar em abril a liberação do saque emergencial do FGTS em 2022. A Caixa Econômica Federal já informou a tabela de datas em que irá depositar o saque extraordinário aos brasileiros quem têm direito.
Serão 42 milhões de pessoas que poderão retirar até R$ 1.000,00 das contas do fundo. Quem possui um valor menor que isso, poderá sacar o saldo em sua totalidade. Terá direito qualquer cidadão que tem dinheiro no fundo, ou seja, que já trabalhou com carteira assinada em algum período.
O governo anunciou o novo saque do FGTS juntamente com outras medidas econômicas como a antecipação do 13º salário aos aposentados do INSS e a liberação de empréstimos de até R$ 3 mil pelo Caixa Tem no lançado Programa Renda e Oportunidade. O evento teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
O saque já foi autorizado pela Medida Provisória nº 1.105, que dá prazo até 15 de dezembro de 2022 para acessar os valores. Quem não movimentar o dinheiro depositado até a data, terá o valor devolvido ao fundo de origem, mas não perderá a quantia. O desfazimento do crédito também poderá ser solicitado até 10 de novembro deste ano pelo aplicativo do FGTS.
Calendário do saque emergencial FGTS
O primeiro grupo a receber será dos nascidos em janeiro no próximo dia 20 de abril. A cada semana, novas liberações serão feitas até o dia 15 de junho, quando os nascidos em dezembro terão o crédito em conta.
O depósito será de forma automática, ou seja, quem não possui conta na Caixa terá uma conta poupança digital aberta de forma automática pelo banco e poderá movimentar o dinheiro para outra conta via app do Caixa Tem por meio do Pix.
Confira abaixo todas as datas de liberação do FGTS emergencial em 2022:
Como saber o saldo do FGTS?
A consulta dos valores do FGTS vai ficar disponível a partir de 8 de abril pelo aplicativo do FGTS e pelo site da Caixa. A consulta também poderá ser feita nas agências bancárias e no site do FGTS.
No app FGTS os brasileiros podem ainda consultar o valor a ser creditado, a data em que o depósito será realizado na conta poupança digital, bem como optar pelo não recebimento dos valores caso não queira o saque extraordinário e solicitar o retorno do dinheiro para a sua conta FGTS.
O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para consultar informações sobre o seu FGTS. Ao acessar o app – disponível para celulares Android e iOS – é possível consultar o saldo de todas as contas do Fundo, bem como conferir o saldo de todas as contas existentes do FGTS.
Veja as consulta que serão liberadas no App FGTS a partir de 8 de abril:
- Consultar o valor a ser creditado;
- Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
- Informar que não quer receber o crédito do valor;
- Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
- Alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.
No site fgts.caixa.gov.br poderá ser conferido somente se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS; e a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.