INSS alerta para golpe do empréstimo consignado

Aranãs FM 1

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) informou na tarde desta quarta-feira (5) que não entra em contato por mensagens de telefone, WhatsApp, aplicativos, e-mails ou envia motoboys ao endereço de seus segurados para oferecer empréstimo consignado.

Ainda na nota enviada a imprensa, o INSS ressalta que “cabe aos bancos acordantes a adoção de cuidados para que não ocorra vazamento de dados, consignações fraudulentas e assédio comercial. Algo que consta nas cláusulas de acordos feitos entre o órgão e as instituições financeiras”.

Para evitar golpes, o INSS recomenda que os segurados que não reconhecerem o empréstimo ou em caso de fraudes procurem imediatamente a instituição financeira e registre também reclamação do Portal do Consumidor, para fins de tratamento e exclusão dos descontos.

Se caso desconfiar de algo, o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do aplicativo Meu INSS, site ou pela Central 135 em horário de funcionamento (das 7h às 22h de segunda a sábado).

Além disso, o segurado pode também registrar um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil ou reclamação na ouvidoria para fins de segurança.

 

COMO EVITAR GOLPES?

 

  1. Observe o remetente das mensagens;
  2. Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
  3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
  4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

 

Por Ana Paula Tinoco

One thought on “INSS alerta para golpe do empréstimo consignado

Deixe seu comentário:

Next Post

Susto no ar: avião com a cantora Maiara faz pouso emergencial em Florianópolis

Na noite da última terça-feira, 4, o avião que transportava a cantora Maiara, da dupla com Maraísa, fez uma parada emergencial após colidir com uma ave no céu. A aeronave teve uma falha técnica e obrigou a Latam, companhia aérea responsável pelo voo, a realizar um pouso emergencial em Florianópolis, […]
error: Conteúdo protegido!!