Brasil terá novo modelo de carteira de motorista em 2022

Aranãs FM

O Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) começará a emitir a partir de 1º de junho de 2022 o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação. A resolução nº 886 foi publicado ontem, 27 de dezembro.

No entanto, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão, o novo modelo da CNH será emitido à medida que os condutores forem renovando ou emitindo segunda via. O documento poderá ser expedido, a critério do condutor, em meios físico, digital ou, para quem preferir, ambos.

Nova Carteira Nacional de Habilitação — Foto: Contran/Reprodução

 

A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Outra novidade é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem apenas permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista já tem CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Next Post

Copasa anuncia ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Capelinha

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou em setembro deste ano obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Capelinha. Segundo nota emitida pela empresa, foram investidos cerca de R$ 4,4 milhões e a previsão é de que a empreendimento seja concluído em setembro de 2022. Ainda […]