
A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a preencherem a chamada “colinha eleitoral” antes de sair de casa para votar nas Eleições 2026.
A recomendação é importante porque não haverá espaço reservado, dentro ou fora das seções eleitorais, para o preenchimento da colinha no momento da votação. O procedimento de votação definido pela Justiça Eleitoral não prevê essa etapa nos locais de votação.

A colinha é um recurso que ajuda o eleitor a lembrar os números dos candidatos no momento de registrar o voto na urna eletrônica. Por isso, a orientação é anotar os números antecipadamente em um pedaço de papel e levá-lo no dia da eleição.
Além de facilitar a votação, o preenchimento antecipado ajuda a preservar o sigilo do voto. Tentar preencher a colinha dentro da seção eleitoral pode fazer com que outras pessoas tenham acesso às escolhas do eleitor.
Outro ponto importante é que não é permitido entrar na cabine de votação com celular ou outros dispositivos eletrônicos. Dessa forma, o eleitor não deve utilizar o telefone para consultar os números dos candidatos durante a votação.
A Justiça Eleitoral reforça que a colinha deve ser preparada antes do eleitor chegar ao local de votação e levada somente em papel.
A orientação tem como objetivo tornar o processo de votação mais rápido, organizado e seguro, além de garantir o direito ao voto secreto.
𝐏𝐨𝐫 𝐀𝐧𝐚 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐚 𝐓𝐢𝐧𝐨𝐜𝐨
𝐅𝐨𝐭𝐨𝐬 𝐓𝐑𝐄-𝐌𝐆/𝐃𝐢𝐯𝐮𝐥𝐠𝐚çã𝐨











