Instituições de ensino vão emitir diploma digital de graduação

Aranãs FM

O Ministério da Educação determinou que as instituições de ensino superior públicas e privadas que fazem parte do Sistema Federal de Ensino devem emitir o diploma de graduação digitalmente.

A medida começou a valer nessa terça-feira, dia 1° de julho, e, segundo o MEC, vai tornar mais ágil e seguro o processo de emissão e validação dos diplomas. Além disso, vai ajudar a reduzir custos para as instituições.

Com essa mudança, os diplomas físicos emitidos a partir desta data não terão validade.

A instituição que não se ajustar a essa determinação estará sujeita a penalidades.

De acordo com o Ministério da Educação, o diploma digital deve ter assinatura com certificação digital, além de carimbo que registre a data e a hora em que o documento foi gerado ou assinado digitalmente. É importante que as medidas estejam de acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras e seguir o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.

As instituições devem assegurar que o diploma digital seja acessado a qualquer momento e que tenha validade jurídica em todo o Brasil.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, não precisam mais preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição. A simplificação do processo para […]
error: Conteúdo protegido!!