INSS: quase 2,8 milhões de beneficiários não autorizaram descontos

Aranãs FM
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Quase 2,8 milhões aposentados e pensionistas do INSS não autorizaram descontos de entidades associativas em seus benefícios.  A informação foi atualizada nesta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social.

Até o momento os prejudicados pelos descontos irregulares correspondem a 9% do total de pessoas que recebem aposentadoria ou pensão pelo INSS.

Quarenta e uma das 42 entidades que têm acordo de cooperação com o instituto foram contestadas.

Para reaver o dinheiro descontado de forma indevida, o aposentado ou pensionista deve informar ao INSS que não autorizou os descontos. Isso pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo site “meu.inss.gov.br” ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos.

Desde 30 de maio, mais de 5 mil agências dos Correios pelo país estão atendendo presencialmente quem tem dificuldade com os canais digitais.

A Advocacia-Geral da União (AGU) já reafirmou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano. O pagamento é garantido pelo orçamento de 2025 porque a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por bloqueios de recursos das entidades.

No mês passado, a AGU pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 entidades associativas e 60 dirigentes.

Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

Governo de Minas abre 140 vagas de formação profissional no Vale do Jequitinhonha

Em mais uma ação para promover a qualificação de mão de obra no Vale do Jequitinhonha, o Governo de Minas disponibiliza 140 novas vagas gratuitas de capacitação profissional por meio do programa Minas Forma. Os cursos incluem formações como eletricista predial, soldador e auxiliar de construção civil. Coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento […]
error: Conteúdo protegido!!