Um jovem de 25 anos, natural de Santa Maria do Suaçuí, foi extraditado da França e chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana da capital mineira, nesta quarta-feira (12).
Ele é suspeito de homicídio em sua cidade natal e estava escondido no país europeu. O crime aconteceu em dezembro de 2018 e a motivação teria sido uma desavença dele com a vítima em um bar.
No dia dos fatos, a vítima desceu da moto para retirar arame que foi colocado de propósito em uma porteira para obstruir sua passagem, momento em que foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo pelo suspeito. Um segundo homem estaria esperando no local.
De acordo com a Polícia Federal, ele teve o nome inserido na lista de foragidos internacionais da Interpol e o alerta vermelho foi divulgado após a Justiça determinar a prisão do homem pelo homicídio e ele foi preso em janeiro deste ano, depois que a polícia francesa e a Polícia Federal brasileira trocaram informações sobre o paradeiro do suspeito.
Ainda de acordo com a PF, o homem responde por homicídio duplamente qualificado e poderá ser condenado a até 30 anos de reclusão. Não há informações sobre o homem que é suspeito de ser cúmplice do extraditado.
Esta é a segunda extradição, nesta semana, de foragidos brasileiros que estão escondidos em países europeus. Na última terça-feira (11), Portugal extraditou um homem, natural de Teófilo Otoni, preso suspeito de tráfico de drogas.
Texto Ana Paula Tinoco