Cães soltos nas ruas: Secretária de Meio Ambiente de Capelinha fala sobre ações que estão sendo feitas

Aranãs FM

Cães soltos nas ruas são um perigo eminente de acidentes e ataques, sem mencionar que o animal corre sérios riscos de ser agredido, atropelado e até contrair doenças infecciosas graves, que podem levá-lo à morte.  No entanto, é preciso ressaltar que os animais não têm culpa de terem sido abandonados.

Para se ter uma ideia, o Instituto Pet Brasil (IBP) apontou em uma pesquisa que o Brasil tem cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores, sendo 60% resgatados após maus-tratos e 40% são frutos de abandonos.*

Foto Reprodução Internet

Uma pesquisa publicada pela Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP, listou os principais motivos do abandono, entre eles estão os problemas comportamentais dos cães, mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano, o estilo de vida do proprietário do cão e a diferença entre a expectativa ao adquirir o cão e a realidade de cuidados necessários.*

Em Capelinha, são diárias as reclamações e preocupações com relação aos animais soltos nas ruas. 

Em contato com Jessica Barroso, Secretária de Meio Ambiente, ela disse que “praticamente todos são frutos de abandono e que a apuração deste tipo de crime, segundo a PM, é bastante complicada”.

E informou que foi realizado um processo licitatório para castrações, e a prioridade deste programa serão os animais em situação de rua.

Ressaltando que, após a realização da castração, caso não sejam adotados, os animais necessariamente voltarão para o local de origem, que seria novamente as ruas.

Sobre o canil, que faz parte das atividades do CARINHAR, Jessica disse que já estão sendo realizadas ações exclusivas de acolhimento, porém de alguns casos específicos, dadas as condições do local.

E que para desenvolver todas as atividades previstas para o local é necessário fazer algumas adaptações estruturais e aquisição de equipamentos, assegurando que as providências já estão sendo tomadas.

Sobre o prazo de abertura, a chefe da pasta finalizou dizendo que, neste momento, não consegue estabelecer um prazo porque nem todas ações dependem da Secretaria de Meio Ambiente.

 

O que diz a lei?

Segundo o site da UnB, “no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato”.

 

Matéria e Texto: Ana Paula Tinoco

*Trechos retirados do site: Cães e Gatos

Deixe seu comentário:

Next Post

Giro de Ocorrências Policiais de Capelinha e Região - 01/12/2023

🚔 Giro de Ocorrências Policiais de Capelinha e Região – 01/12/2023 🚔 🚨Em Capelinha, homem tira a própria vida após matar ex-companheira na frente da filha de 9 anos, na comunidade do Cisqueiro 🚨Em Minas Novas, ossada humana é encontrada carbonizada em quarto de casa na comunidade do Areião 🚨Em […]
error: Conteúdo protegido!!