Com 50% de chances de enfrentar um brasileiro, o Atlético conhecerá nesta quarta-feira (5) o adversário das oitavas de final da Copa Libertadores. O sorteio que definirá os confrontos será às 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
O Alvinegro está no pote 2, junto às demais equipes que se classificaram em segundo lugar nos próprios grupos. Enfrentará, portanto, algum dos times do pote 1, composto pelos que ficaram em primeiro. Os jogos de ida serão entre 1º e 3 de agosto, e os de volta, entre 8 e 10 do mesmo mês. Os clubes do pote 1 têm a vantagem de fazer a segunda partida em casa.
Dos oito possíveis adversários do Galo, quatro são brasileiros: Internacional, Fluminense, Palmeiras e Athletico-PR. Completam a lista os argentinos Racing e Boca Juniors, o paraguaio Olimpia e o equatoriano Independiente del Valle.
Campanha do Atlético
O Galo chega às oitavas após ficar em segundo lugar no Grupo H, com dez pontos. Após um início ruim na fase de grupos, com derrotas para Libertad, do Paraguai, e Athletico-PR, o time alvinegro reagiu, com três vitórias e um empate, e garantiu a classificação.
Antes disso, os atleticanos já haviam deixado para trás o Carabobo, da Venezuela, e o Millonarios, da Colômbia, na segunda e terceira fase da competição (o Galo não disputou a primeira).
Artilheiro e bicampeão
Um dos trunfos do Atlético nesta próxima fase é o atacante Paulinho, que tem bom desempenho na Libertadores. O atacante é o artilheiro da competição, com sete gols em nove jogos. Na temporada, são 34 partidas e 14 bolas na rede, atrás apenas de Hulk, com 20.
O técnico Felipão também se destaca quando o assunto é o torneio continental. Considerado um especialista em mata-matas, o técnico conquistou a Libertadores em 1995, com o Grêmio, e em 1999, com o Palmeiras. Ficou, ainda, com o vice em 2000, também pelo clube paulista, e no ano passado, pelo Athletico-PR.
Pote 1
Racing (Argentina)
Internacional
Palmeiras
Fluminense
Independiente del Valle (Equador)
Boca Juniors (Argentina)
Athletico-PR
Olimpia (Paraguai)
Pote 2
Atlético
Flamengo
Nacional (Uruguai)
Bolívar (Bolívia)
River Plate (Argentina)
Argentinos Juniors (Argentina)
Deportivo Pereira (Colômbia)
Atlético Nacional (Colômbia)
Fonte: O Tempo