O Aranãs está mantido na semifinal do Campeonato Municipal de Capelinha 2023. A equipe continua classificada após a Secretaria de Esportes julgar recurso do Vila Nova contra o Estrela do Piedade.
Após análise da denúncia que alegava suposta irregularidade de um jogador do Estrela, a pasta chegou à conclusão de que o atleta Welisson Xavier Pereira estava apto e regular para disputar a partida do último dia 10.
No recurso, o Vila Nova apontou que o jogador não havia apresentado o Título de Eleitor, documento necessário para estar apto a disputar o campeonato. No entanto, no momento da inscrição, Welison era menor, não sendo obrigatório a apresentação do documento.
Sobre a obrigatoriedade do título de eleitor, foi usado como justificativa o artigo 14 da Constituição Federal do Brasil que dispõe do seguinte:
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
(…)
- 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II – facultativos para:
- a) os analfabetos;
- b) os maiores de setenta anos;
- c) “os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.”
O documento esclarece que houve análise da documentação do atleta, como a carteira de identidade e certidão de nascimento lavrada perante o Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Capelinha, o que prova que Welisson é natural do Município.
Sendo assim, fica mantido o jogo do próximo sábado, o Capivari irá enfrentar o Aranãs.
Texto Ana Paula Tinoco