Três homens, sendo dois vereadores, foram presos, ontem (22), pela Polícia Civil, por crimes de exploração sexual de criança e adolescente, extorsão, pedofilia e corrupção de menores, em Jacinto, aqui no Vale do Jequitinhonha. Foram cumpridos também quatro mandados de busca e apreensão.
As prisões ocorreram durante a Operação “Ambitus”, que tinha como objetivo desarticular um elaborado esquema criminoso de prática de crimes de extorsão, exploração sexual de criança e adolescente, corrupção de menores e pedofilia no âmbito das redes sociais da Câmara de Vereadores do Município de Jacinto.
Segundo informações da Polícia Civil, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma vídeo-chamada com conteúdo sexual com seu adversário político.
Após registrar o momento, a jovem enviou para um dos vereadores que a partir disso começou a extorquir o adversário e ainda publicou o vídeo em diversas redes sociais.
Ainda durante as investigações, os policiais descobriram que um terceiro estaria explorando a adolescente sexualmente e realizando viagens com a menina. Os três envolvidos foram presos e encaminhados para o presídio local.
Conforme a Polícia Civil, diante da gravidade dos fatos, a autoridade policial da Comarca representou por medidas cautelares pessoais e probatórias contra os três envolvidos, os quais tiveram as prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário.
Texto Ana Paula Tinoco