Foto: Arquivo Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar, a partir desta quarta-feira (25), aposentadorias, pensões e auxílios no valor do novo salário mínimo, de R$ 1.302.
A data do pagamento depende do valor que o segurado ganha e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo.
Quem recebe mais do que piso nacional começará a ter os pagamentos reajustados a partir de 1º de fevereiro. Para esses segurados, o aumento segue a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que ficou em 5,93% no ano passado.
Segundo o INSS, o calendário de 2023 é válido para todo território nacional, mas, caso algum feriado impeça o funcionamento regular de bancos e instituições financeiras, a data de pagamento segue para o próximo dia útil.
Calendário de benefícios
A data do pagamento depende do valor que o segurado ganha e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo.
Para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (aquele que vem depois do traço).
Por exemplo, no número de benefício (NB) 123.456.789-0, o algarismo final é o 9.
Para quem recebe o benefício já “há algum tempo”, de acordo com o comunicado oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, vale a data habitual. Veja:
Renda mensal de um salário mínimo
Calendário anual
Em 8 de dezembro, o INSS divulgou o cronograma de pagamentos de benefícios para todo o ano de 2023. Ao todo, são mais de 37 milhões de segurados contemplados.
Quem recebe até um salário mínimo começa a ter o pagamento na última semana do mês, enquanto segurados de renda acima do piso previdenciário terão os depósitos iniciados na primeira semana do mês seguinte.
Vale lembrar que os depósitos são interrompidos em finais de semana, feriados nacionais e datas em que os bancos não operam.
Fonte: CNNBrasil