Foto: Pedro Carvalho/Cruzeiro
A Copinha acabou para o Cruzeiro com a derrota por 2 a 1 para o Sport nas oitavas de final, em Araraquara. E um dos destaques da partida também esteve em evidência na equipe ao longo da competição: Denilson. O atacante está emprestado ao clube celeste.
Denilson tem os direitos vinculados ao Guarany de Bagé, e também passou pelo Caxias-RS, antes de chegar ao Cruzeiro, no ano passado, já entre os juniores. O atacante tem 19 anos e está no último ano de sub-20. Os próximos meses serão definitivos para a permanência em Belo Horizonte.
O contrato de empréstimo é válido até novembro deste ano, e o Cruzeiro tem três opção de compra, com valor definido, em três momentos: janeiro, junho e ao fim do contrato. A quantia estipulada aumenta a cada prazo, variando de R$ 350 mil no primeiro até R$ 500 mil no terceiro, segundo do ge.
Os prazos para aquisição do jogador foram divulgados inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio.
Denilson chegou ao Cruzeiro após disputar o Gaúcho sub-20 com o Caxias. Chegou a Minas e conquistou rapidamente a vaga no time, sendo titular em toda a trajetória da conquista do Estadual da categoria. Em toda a temporada 2022, fez 21 partidas (17 como titular), com sete gols e três assistências.
Neste ano, apesar de ter começado a Copinha entre os reservas, apareceu bem desde o primeiro jogo. Foram quatro gols e duas assistências em seis partidas – só não participou diretamente de nenhum gol na vitória sobre o Cuiabá, na terceira fase.
Fã do xará pentacampeão mundial com a seleção brasileira, Denilson carrega também características parecidas com o ex-atacante de Palmeiras, São Paulo e Betis, da Espanha. O atacante do Cruzeiro é canhoto e tem velocidade e drible como principais características.
Diante do Sport, ele começou atuando pela esquerda do setor ofensivo, mas cresceu no segundo tempo, quando foi deslocado para a direita. Protagonizou boas jogadas individuais e, usando a perna direita, deu assistência para Ruan Índio (assista acima).
Após a eliminação da Copinha, o elenco retorna a Belo Horizonte e seguirá sendo observado de perto por Paulo Pezzolano, que deverá também aproveitar alguns atletas em jogos do Campeonato Mineiro. O calendário de competições sub-20 volta a aquecer a partir do fim do primeiro semestre.
Fonte: ge