Gilberto atualmente defende o Al-Wasl, dos Emirados Árabes (Reprodução)
Cotado para ser o novo camisa 9 do Cruzeiro, o atacante Gilberto, de 33 anos, tem vivido seu melhor momento na carreira como profissional: nos últimos anos, ele ostenta uma média superior a 22 gols por temporada.
De 2019 a 2022, atuando pelo Bahia e pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes, Gilberto balançou as redes 89 vezes, o que corresponde a uma média de 22,25 gols por ano.
Pela equipe nordestina, os números são ainda mais significantes. O melhor desempenho foi na temporada 2019, quando mandou 29 bolas na rede. No ano seguinte, foram 19. Já em 2021, marcou 26 vezes.
O desempenho no Bahia fez com que Gilberto despertasse a atenção do Al Wasl, que então era comandado pelo técnico brasileiro Odair Hellmann. No início de janeiro do ano passado, o atacante foi anunciado como reforço do clube dos Emirados.
Em função do processo de adapatação ao país, Gilberto teve alguma dificuldade inicial, mesmo assim, marcou 15 gols com a camisa do Al Wasl.
Mesmo assim, o jogador teria o desejo de retornar ao futebol brasileiro. Um fator que pode facilitar um pouco é o fato de que o vínculo de Gilberto com o Al Wasl se encerra no meio do ano. Desta forma, ele já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe.
No entanto, a intenção do Cruzeiro é contar com o atacante em definitivo. Para isso, Gilberto teria que conseguir a liberação com os dirigentes do clube dos Emirados Árabes.
Caso seja contratado, Gilberto chega para repor a saída de Edu, que foi o artilheiro do Cruzeiro no ano passado, curiosamente com a marca de 22 gols na temporada.
Edu foi emprestado pelo Cruzeiro ao Dibba, também dos Emirados Árabes, por R$ 500 mil, com direitos já fixados. Caso queira ficar com o atacante, o Dibba terá que pagar mais R$ 3,5 milhões à Raposa.
Fonte: O Tempo