O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou as falas do presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (18), a embaixadores, em que voltou a questionar o sistema eleitoral brasileiro e a atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota, Pacheco disse que as lisuras do processo e das urnas eletrônicas são “questões superadas, inclusive já assimiladas pela sociedade brasileira, que não mais admitem discussão”.
“A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida. Não há justa causa e razão para isso. Esses questionamentos são ruins para o Brasil sob todos os aspectos”, disse Pacheco.
O senador reafirmou confiança no processo eleitoral e no sistema eletrônico adotado pelo Brasil.
“O Congresso Nacional, cuja composição foi eleita pelo atual e moderno sistema eleitoral, tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for”.
Até a noite desta segunda-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ainda não havia se pronunciado sobre as falas de Jair Bolsonaro.
Além de Pacheco, os principais pré-candidatos à presidência da República também repudiaram a postura do atual presidente no Palácio da Alvorada.
Já deputados federais da oposição anunciaram que vão denunciar Bolsonaro ao STF por “atacar e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”.
Fonte: O Tempo