A Secretaria de Saúde de Capelinha publicou hoje uma orientação recomendando à população o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em todos os ambientes possíveis.
Ainda no comunicado, a pasta ressalta que é apenas uma recomendação para que a população se proteja devido ao comportamento da doença no município e região.
No último dia 30, a média de casos em Capelinha subiu, indo de um caso confirmado de covid-19 para seis casos em um dia.
Outro ponto levantado no comunicado é que as pessoas estão deixando de seguir solicitação médica e não estão retornando ao Centro Municipal de Testagem para realização dos exames, o que indica que o número de pessoas infectadas pela doença em Capelinha pode ser maior que os números oficiais.
Vale lembrar que em janeiro deste ano, Capelinha confirmou 101 casos de covid-19 em um dia. Naquele mês, 387 pessoas estavam em isolamento sendo acompanhadas pelas equipes de saúde do município.
O comunicado ainda informa que se caso a pessoa estiver com sintomas gripais semelhantes aos sintomas da Covid-19, o posto de saúde de referência deve ser procurado para realização do teste.
Porém, há critérios a serem seguidos e a necessidade de realizar o teste será detectado por um enfermeiro ou médico. No caso de estar com sintomas gripais e precisar sair de casa, use a máscara.
Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, no dia 13 de abril foi assinado um decreto que desobriga o uso do item em locais fechados, no entanto, nas dependências de unidades de saúde, como postos e hospitais, o uso da máscara continua obrigatório.
Por Ana Paula Tinoco