A Caixa Econômica Federal libera a partir desta quarta-feira (18) o Saque Extraordinário, de até R$ 1 mil, das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos em junho. Os valores serão depositados em conta poupança digital criada pela própria agencia.
Para movimentar o dinheiro, os trabalhadores terão que usar o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e IOS). Além de pagar contas e realizar compras virtuais, os nascidos em junho poderão também transferir o valor para conta de terceiros ou outra conta do próprio beneficiário e saques estão liberados em caixas eletrônicos do banco.
Os pagamentos do Saque Extraordinário são liberados de acordo com o mês do nascimento do trabalhador. O calendário foi liberado pela Caixa no mês de março e a liberação, que começou no dia 20 de abril, irá até 15 de junho quando os nascidos em dezembro irão receber. Veja o calendário aqui.
Os valores liberados pela Caixa ficarão disponíveis na conta poupança até o dia 15 de dezembro. O trabalhador que não quiser movimentar o dinheiro não precisa se preocupar, após esta data (15/12) os valores retornarão a conta do FGTS do beneficiário.
É importante ressaltar que o dinheiro não movimentado será restituído a conta vinculada do FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Como pedir o benefício?
Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.
Porém, o trabalhador precisará ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.
O aplicativo dá a opção para se pedir o crédito em conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.
Consulta
Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS (disponível para sistemas operacionais Android.
O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.
Por Ana Paula Tinoco (*com trechos de Agência Brasil)