No último sábado (12), o prefeito de Capelinha, Tadeuzinho, assinou decreto que dispensa a obrigatoriedade de utilização do item de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. De acordo com o decreto, a decisão usa como base a redução do número de casos da doença no município e o fato de que 82,30% da população capelinhense está imunizada contra o Coronavírus.
Entre regras específicas, está a de estabelecer exigências para uso de máscara em determinadas atividades em locais abertos, bem como dispensar o uso de máscara para práticas esportivas em locais fechados, seguindo os protocolos de saúde publicados pela secretaria de saúde.
Outro ponto do decreto é sobre o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais que será de acordo com o devido alvará de funcionamento. Assim como será a decisão dos empresários sobre a aferição de temperatura dos clientes.
O documento ainda ressalta que a prefeitura fará constante monitoramento das condições epidemiológicas e que novas decisões e novos decretos poderão ser tomadas e assinados de acordo com a situação da Covid em Capelinha.
Em Minas Gerais
A medida passou a valer no sábado, dia 12. Além disso, estabeleceu critérios para o desuso do item em ambientes fechados. O anúncio foi feito por meio da conta de Zema no Twitter.
Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, a partir de hoje, o uso de máscara em locais abertos não será mais obrigatório em nosso Estado. Cidades que tiverem 80% de vacinados com 2ª dose e 70% com reforço, poderão também desobrigar uso em locais fechados.
— Romeu Zema (@RomeuZema) March 12, 2022
Agora, em locais abertos, todas as cidades de Minas Gerais possuem o aval do executivo para não exigirem mais o uso do item de proteção.
Em ambientes fechados, o governo de Minas Gerais estabeleceu um critério. Os municípios precisam apresentar uma taxa de pelo menos 80% da população vacinada com duas doses e 70% com a dose de reforço.
As cidades têm autonomia para aderir a decisão do governo. O secretário de Estado de saúde, Fábio Bacheretti, antecipou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em Minas Gerais em coletiva de imprensa na última quinta-feira.
Por Ana Paula Tinoco, com trechos da matéria do G1
One thought on “Prefeito de Capelinha dispensa uso de máscaras em locais abertos”