Governo de MG desobriga uso de máscara em locais abertos a partir de sábado

Aranãs FM
Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus.

O governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (10) que irá desobrigar o uso de máscaras em locais abertos. A partir de sábado (12), não será mais obrigatório a utilização do equipamento de segurança contra o novo Coronavírus em ambientes de circulação livre do ar.

A decisão foi comunicada no final da manhã de hoje, durante coletiva de imprensa, pelo Secretário Estadual de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Segundo o chefe da pasta, a decisão do uso obrigatório ou não do item fica a cargo de cada prefeitura. Os municipios terão autonomia para decidir se matem os decretos de uso do equipamento.

Ainda segundo Baccheretti, a não-obrigatoriedade somente é possível devido a melhora dos indicadores da pandemia. Enquanto a letalidade da doença em nível nacional está em torno de 2, a média mineira está em 1,8, estatística que ele atribuiu ao avanço da vacinação no estado.

De acordo com a administração municipal, um reunião entre o Jurídico Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde foi marcada e logo será informado sobre o uso de máscaras no munícipio de Capelinha.

Sobre o uso da máscara em locais fechados, Baccheretti disse que deve-se obedecer a meta de vacinação contra a Covid-19: “Quando os municípios atingirem, além de 80% da aplicação das duas doses, chegarmos a 70% do reforço, a desobrigação em ambientes fechados será recomendada”.

Em Capelinha, 33.078 (90,12%) pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 28. 973 receberam a segunda dose e 1.261 a dose única (os dois números somados equivale a 82,37% da população), 13.819 (47%) receberam a dose de reforço. Os dados são do Vacinômetro.

Com relação as doses pediátricas, segundo dados divulgados pela secretaria de saúde na semana passada, 2 mil e 79 (50,18%) crianças receberam a dose do imunizante.

 

Por Ana Paula Tinoco

Deixe seu comentário:

Next Post

Capelinha: legisladores participam do X Congresso Mineiro de Vereadores em Belo Horizonte

O X Congresso Mineiro de Vereadores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com o Sebrae, foi realizado na última terça-feira, 8 de março, no Expominas, em Belo Horizonte.  O evento contou com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo legisladores das 853 cidades do estado. […]