Empréstimo consignados, cuidados que os beneficiários precisam ter

Aranãs FM

Entre os idosos aposentados  é muito comum a contratação de empréstimos consignados, e muitas práticas abusivas são constatadas pelos órgãos de defesa do consumidor quanto à oferta deste produto. 

Assim, o consumidor idoso deve ficar sempre atento às  regras do empréstimo consignado  com desconto diretamente do benefício previdenciário do INSS, que são:

 » O número máximo de parcelas é de 72 meses, sendo descontadas diretamente do benefício 

» O Beneficiário só pode comprometer no máximo 30% de sua renda com empréstimo consignado; 

» Ao assinar o contrato, o consumidor tem direito a uma cópia do contrato. Não esqueça de exijir a sua via. 

» Bancos e financeiras só poderão oferecer crédito ou cartão de crédito consignado para os novos beneficiários,  após 6 meses de aposentadoria ou pensão, 

» A contratação do crédito só poderá ser realizada após 90 dias do recebimento do primeiro pagamento;

Outro fato importante é de que é proibido  aos  empregados de bancos e financeiras assediar  ou  pressionar o consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se se tratar de consumidor idoso, analfabeto, doente ou em estado de vulnerabilidade agravada.

 

As informações são de Vanessa Pimenta Henriques, Coordenadora Executiva do Procon Municipal de Capelinha

Deixe seu comentário:

Next Post

Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro. A Síndrome de Down […]
error: Conteúdo protegido!!