Dose de reforço: vacina usada deve ser ‘preferencialmente’ a da Pfizer, independente do esquema vacinal

Aranãs FM

A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, publicou na quarta-feira (17) uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (a Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independente do esquema vacinal primário”.

A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira (16). Na ocasião, Marcelo Queiroga disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.

Na mesma entrevista, o ministro explicou que a preferência para o reforço era a vacinação heteróloga – o chamado mix de vacinas, com um imunizante diferente daquele aplicado no esquema primário.

A nota da secretaria do Ministério da Saúde não citou as alterações sobre a vacina da Janssen. Na terça-feira, a pasta anunciou que pessoas que tomaram o imunizante de dose única deverão receber uma segunda dose. A dose de reforço pra esse público estará disponível cinco meses após essa segunda dose.

 

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Next Post

Secretaria de Educação de Capelinha divulga datas para cadastramento de alunos em idade pré escolar

A data de cadastramento para os alunos da pré-escola na rede municipal de ensino, em Capelinha, foi divulgada pela prefeitura do município na tarde desta quinta-feira (18). Segundo a Secretaria Municipal de Ensino, o prazo terá início no dia 22 de novembro, próxima segunda-feira, e irá até o dia 26 […]
error: Conteúdo protegido!!