Começou na quarta-feira (10) a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Após quase dois anos sem eventos presenciais, este ano o Centro de Convenções Expo Minas receberá produtores, cafeicultores, compradores, apreciadores de café e autoridades de todo mundo.
Diretora de Conteúdo da Café Editora, responsável pelo evento, Mariana Proença destaca que práticas sustentáveis de produção estão entre os principais assuntos a serem abordados no evento, e não apenas por uma cobrança dos consumidores: “Serão discutidas novas soluções e formas de respeito ao meio ambiente, que não sejam só extrair do solo, mas manter o solo. São novas atitudes para a cafeicultura e novas atitudes de consumo.”
O prefeito de Capelinha Tadeu Filipe Abreu e o Vice-prefeito, Aléquison, participam do evento, e além do executivo, produtores e revendedores de Café do município também compareceram.
Nesta quinta (11), Capelinha teve destaque, o Aléquison Gomes foi recebido por cafeicultores e autoridades ligadas ao governo de Minas Gerais no estande do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM).
Aléquison falou sobre a importância das ações do ICCM junto aos cafeicultores capelinhenses, principalmente os pequenos e médios, que agora tem apoio e orientação para melhorias em suas produções. Capelinha é um dos maiores parques cafeeiros da região, e a participação em um evento mundial do segmento evidencia esta realidade.
Este ano, a Semana Internacional do Café é realizada de forma presencial e digital, o evento que começou no dia 10 de novembro irá até dia 12, sexta-feira.