A volta do Cruzeiro ao gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, com 30 mil pagantes e depois de estadia frustrada no Independência, teve noite gloriosa. A Raposa além de ganhar por 2 a 0 do Brusque, na noite de ontem (9/11), ainda espantou de vez o fantasma do rebaixamento. A partida foi válida pela 35ª rodada da série b do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Cruzeiro soma 46 pontos e está décima colocação. No entanto, o time celeste pode ser ultrapassado pelo Vila Nova (com 44 pontos) ou Sampaio Correa (com 43) caso um dos times vença o duelo desta quinta-feira (11), no Castelão, em São Luís, no Maranhão.
Para o Brusque as coisas não estão boas, com a derrota, o time, com 38 pontos, está em 16º lugar e pode cair para o Z4 caso o Londrina vença o CRB nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Rei Pelé, em Maceió.
NÓS SOMOS CRUZEIRO, TETRA-CAMPEÃO BRASILEIRO… 🎶 🦊 pic.twitter.com/uj6lEPgBOx
— Estádio Mineirão (@Mineirao) November 10, 2021
Empurrado pela torcida presente no Mineirão, o Cruzeiro teve a iniciativa do primeiro tempo. O Brusque até assustou primeiro. Aos 19 minutos, o lateral Toty recebeu na direita e cruzou para o atacante Garcez cabecear por cima, quase na pequena área. A Raposa, porém, foi quem balançou as redes. Aos 25, após cobrança de escanteio da esquerda, o atacante Vitor Leque tentou duas vezes para vencer o goleiro Ruan Carneiro e abrir o marcador.
Em vantagem, os anfitriões diminuíram o ritmo e viram o Quadricolor se lançar ao ataque e obrigar Fábio a trabalhar. Aos 39 minutos, o goleiro salvou um chute do meia Jhon Cley, que invadiu a área deixando a marcação do Cruzeiro para trás. Na sequência, evitou que o atacante Edu, artilheiro da Série B, igualasse em tentativa da entrada da área. Aos 41, Garcez teve nova chance de cabeça, mas voltou a escorar por cima da baliza.
Se o fim do primeiro tempo deixou o torcedor da casa preocupado, Giovanni tranquilizou as arquibancadas aos quatro minutos da etapa final. O meia acertou um belo chute da intermediária, no ângulo de Ruan Carneiro, ampliando a vantagem celeste. O Brusque sentiu o gol e o Cruzeiro aproveitou para controlar as ações e administrar a vitória.
Pela 36ª rodada, o Cruzeiro encara o Vitória no Barradão, às 19h de domingo (14). Na segunda-feira (15), às 16h, o Brusque recebe o CRB no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).
Por Ana Paula Tinoco
*Com trechos de Agência Brasil