Minas Gerais: Ministério Público divulga balanço da Operação Mata Atlântica em Pé; veja fotos

Aranãs FM

A Operação Mata Atlântica em Pé, que foi encerrada nessa segunda-feira (27), identificou o desmatamento de 2.784 hectares de floresta e aplicou pouco mais de R$ 27 milhões em multas aos infratores em Minas Gerais. Além das multas, durante a operação foram apreendidos lenha, carvão e um trator. As informações são de um balanço divulgado pelo Ministério Público do Estado.

Durante oito dias foram fiscalizadas 156 propriedades, com áreas de desmatamentos identificadas em 15 localidades: Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Itamarandiba, Setubinha, Malacacheta, São Pedro do Suaçuí, José Raydan, Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Frei Lagonegro, Rio Vermelho, Coluna e São José do Jacuri.

Segundo balanço, em comparação com a edição de 2020, a Operação, deste ano teve um aumento de 44% em áreas fiscalizadas, 20% em áreas desmatadas ilegalmente e cerca de 279% em multas aplicadas no estado.

As ações foram realizadas entre os dias 20 e 27 de setembro e contaram com a participação do MPMG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Militar do Meio Ambiente e a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

“Por meio do trabalho conjunto das instituições participantes, acreditamos que é possível reduzir os índices de desmatamento no bioma, que vem sofrendo sucessivas reduções desde o aumento do monitoramento, nos últimos 15 anos”, comenta o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG e da operação em Mata Atlântica em Pé em âmbito estadual.

A operação, que é de caráter nacional, foi deflagrada em 17 estados e foi coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná e executada a partir dos MPs estaduais. Para a fiscalização, que terminou com 146 autos de infração aplicados, foram utilizados dados obtidos por monitoramento via satélite.

 

Por Ana Paula Tinoco

Deixe seu comentário:

Next Post

Senadores derrubam veto à suspensão de prova de vida do INSS

Os senadores derrubaram nesta segunda-feira (27), em sessão do Congresso Nacional, por 54 votos a 8, o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que suspende, até o fim deste ano, a exigência da prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os […]
error: Conteúdo protegido!!