O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Aqui, a primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. De acordo com Roquette-Pinto, a experiência não chamou atenção de muita gente.
“Creio que a causa principal foram os alto-falantes, instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal, era uma curiosidade, sem maiores consequências”, afirmou Roquette-Pinto. Com quase um século, o veículo de comunicação se mantém por décadas, vivo, ágil, inovador, eficaz e confiável. Isso tudo sem perder uma de suas principais características: o companheirismo, o se fazer presente.
“Para quem vive o rádio diariamente, sabe que o veículo sempre se superou, inovou e se reinventou. Novas mídias chegaram e ele se adaptou a cada uma delas”, disse Raquel Magalhães, diretora executiva da Rádio Aranãs.
Fonte: Abert