Minas chega a mais de 86% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose

Aranãs FM
Imprensa M

O Comitê Extraordinário Covid-19 divulgou nesta quinta-feira (16) que todas as 14 macrorregiões de saúde de Minas Gerais continuam na onda verde do Minas Consciente. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os cenários epidemiológico e assistencial permanecem favoráveis em todo o estado.

Nas últimas quatro semanas houve uma queda de 36% nas solicitações de internações e a vacinação em Minas, também, avançou. De acordo com dados do Vacinômetro, o estado chegou a 88,44% da população adulta com pelos uma dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 42% já tomaram a segunda dose ou dose única do imunizante.

Outro dado de destaque é o da taxa de incidência da doença que caiu 5% nos últimos 14 dias. Para o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a situação atual de Minas é positiva e animadora: “Todo o estado segue na fase mais flexível. O cenário está mais positivo, puxado pelo avanço da vacinação. Estamos próximos de imunizar 100% dos adultos. Ainda nesta semana também temos a proposta de iniciar a distribuição da Pfizer para reforço nos idosos e vacinação dos adolescentes com comorbidade”.

Ainda nesta quinta (16), Minas Gerais deve receber do Ministério da Saúde mais 361.640 doses da Pfizer e 260.250 doses da AstraZeneca.

Remanejamento de doses

Durante a apresentação dos dados, o secretário de Saúde enfatizou que os municípios que concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos e aplicação de reforço em idosos. A medida vale somente para locais com disponibilidade de reserva técnica da Pfizer.

No caso das cidades que têm sobras de CoronaVac e também finalizaram a campanha junto ao público-alvo, a orientação é disponibilizá-las para que a Unidade Regional de Saúde redistribua para outros municípios que ainda não concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos.

 

Por Ana Paula Tinoco *Com trecho de matéria da Agência Minas Gerais

Deixe seu comentário:

Next Post

Unicef pede reabertura de escolas em países atingidos pela pandemia

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu que as autoridades do setor de educação reabram as escolas o mais cedo possível em países nos quais milhões de alunos ainda não voltaram às salas de aula 18 meses após o início da pandemia de cvid-19. Em 17 países, […]
error: Conteúdo protegido!!