
A Prefeitura de Capelinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, divulgou nesta semana novos boletins epidemiológicos referentes às síndromes respiratórias e às arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus), com dados atualizados até o dia 26 de agosto de 2025.
Síndromes respiratórias
Desde o início do ano, foram registradas 832 notificações suspeitas de Covid-19, Influenza (A e B) e vírus sincicial. Entre elas, 161 casos foram confirmados, sendo:
- 53 de Covid-19
- 51 de Influenza
- 57 de vírus sincicial
O município contabilizou ainda três óbitos relacionados às síndromes respiratórias (um por Covid e dois por Influenza). Por outro lado, 158 pessoas já se recuperaram da doença. Até o momento, não há pacientes hospitalizados em leitos de CTI, enfermaria ou pediatria.
Dengue, chikungunya e zika vírus
O boletim das arboviroses também mostra atenção especial para os casos de dengue. Foram 547 notificações suspeitas em Capelinha, das quais 162 foram confirmadas. Outros 197 casos seguem em investigação e 157 foram descartados. Além disso, 31 notificações vieram de outros municípios, mas sem confirmação local.
Já em relação à chikungunya, foram confirmados dois casos neste ano e nenhum registro de zika vírus até o momento.
A Secretaria de Saúde alerta que o sorotipo do vírus da dengue que circula atualmente na cidade é o DENV 2, diferente do ano passado, quando predominava o DENV 1.


Orientação à população
As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção. No caso das arboviroses, a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti é a principal medida para evitar a propagação da dengue, chikungunya e zika vírus. Já em relação às síndromes respiratórias, manter a vacinação em dia, higienizar as mãos e procurar atendimento em caso de sintomas são medidas fundamentais.
Por Luiz Fernando com informações de Prefeitura Municipal de Capelinha | Imagens Reprodução Internet












