
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na manhã desta quinta-feira (24) em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, para anunciar uma série de ações voltadas às populações tradicionais e vulneráveis de todo o Brasil.
Durante o evento, serão apresentados investimentos em áreas como educação, igualdade racial, direitos humanos e desenvolvimento regional. Um dos principais anúncios é o aporte de R$ 1,17 bilhão para a construção de 249 novas escolas voltadas a comunidades indígenas e quilombolas, dentro do escopo do Novo PAC. Também estão previstas 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye’Kwana.
A cerimônia integra o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, que reúne diversas iniciativas interministeriais em defesa da educação e dos direitos das populações tradicionais. Minas Novas, considerada por muitos como a “cidade-mãe” do Vale do Jequitinhonha, foi escolhida como sede do evento por sua importância simbólica e histórica para a região.
Esta é a sexta visita de Lula a Minas Gerais nos últimos quatro meses. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) também confirmou presença, marcando a segunda ocasião no ano em que Lula e Pacheco dividem o palco em solo mineiro.
A última visita de Lula ao Vale do Jequitinhonha ocorreu em 2017.
Por Luiz Fernando com informações de Itatiaia | Imagens Reprodução Redes Sociais












