Em visita, Janja e ministras celebram o artesanato feminino e sinalizam possível presença de Lula no Vale do Jequitinhonha

Aranãs FM

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, esteve em Turmalina nesta última quarta-feira, 28, para cumprir agenda acompanhada das ministras Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), além do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. A comitiva federal percorreu o município para conhecer de perto a força do artesanato do Vale do Jequitinhonha, exaltando o protagonismo das mulheres na produção e transformação social da região.

A visita teve início no distrito de Campo Buriti, conhecido por sua tradição em cerâmica e tecelagem. Cerca de 150 mulheres artesãs participaram de uma roda de conversa com a primeira-dama e as autoridades. Durante o encontro, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que mais de 4 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas no país no último ano, sendo a maioria liderada por mulheres, o que evidencia o papel fundamental dos pequenos negócios na inclusão social e na geração de oportunidades.

No centro de Turmalina, a comitiva visitou o Casarão Leopoldo Lopes, atual sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Dando ainda mais brilho e simbolismo ao momento, a recepção foi marcada por uma apresentação emocionante da Corporação Musical Euterpe Homero Maciel. O encerramento da agenda aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Durante a visita, Janja sinalizou a possibilidade de que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estejam presentes em Minas Novas no dia 24 de julho, para o 1º Encontro de Educação Quilombo, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de julho. O evento reunirá comunidades quilombolas, educadores e lideranças de todo o país.

A presença da comitiva federal em Turmalina reforça como o artesanato do Vale do Jequitinhonha, reconhecido como patrimônio imaterial de Minas Gerais, segue fazendo história e encantando todos que o veem, tocam e vivenciam. E as mulheres, protagonistas desse movimento, continuam demonstrando sua força, resiliência e beleza por meio de um trabalho artesanal que atravessa gerações.

Agora, com a possível vinda do presidente Lula ao Vale em julho, a expectativa cresce para mais um momento marcante, reunindo o Brasil em torno da educação quilombola e da valorização das raízes culturais do nosso país, com o Vale do Jequitinhonha em foco.

Por Luiz Fernando | Imagens Reprodução Redes Sociais

Deixe seu comentário:

Next Post

Prazo para entregar declaração do IRPF termina nesta sexta-feira (30)

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda. A expectativa da Receita é receber mais de 46 milhões de declarações até o fim do período. Caso o contribuinte não cumpra a obrigação, fica sujeito ao pagamento de multa. A Receita também esclarece sobre fake […]
error: Conteúdo protegido!!