Ano do perdão: 2025 celebra o Jubileu nas igrejas católicas do mundo

Aranãs FM

O ano de 2025 já começa com a celebração do Jubileu, nas igrejas católicas de todo o mundo. Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é também chamado de Ano Santo e considerado o ano do perdão. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é Peregrinos da Esperança.

Este momento especial da Igreja Católica, iniciado oficialmente no dia 24 de dezembro de 2024, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, vai durar até o dia 6 de janeiro de 2026. Roma espera receber mais de 30 milhões de peregrinos durante o período, segundo estimativas oficiais do Vaticano.

Na Arquidiocese de Diamantina, a abertura do Jubileu da Esperança aconteceu no dia 28 de dezembro, na Catedral Metropolitana. Estiveram presentes, o Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, sacerdotes, diáconos, lideranças leigas das paróquias e fieis da Arquidiocese.

Historicamente, as origens do Jubileu estão ligadas ao Antigo Testamento, embora o primeiro ano santo oficial tenha sido proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, que levou uma multidão de 200 mil peregrinos a Roma.

A peregrinação aos lugares sagrados é um dos principais sinais do Ano Santo. Segundo a tradição, os fiéis que visitarem as Basílicas Papais de Roma durante o Jubileu, podem obter a o perdão dos pecados e reconciliação.

O último Jubileu Ordinário ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de João Paulo II. Vale lembrar que os papas podem convocar Jubileus extraordinários em períodos diferentes. Em 2015, o papa Francisco convocou um Jubileu com ênfase na misericórdia. O próximo Jubileu extraordinário será em 2033, para recordar a crucificação de Cristo.

Com informações de Agência Brasil | Imagens Reprodução Internet.

Deixe seu comentário:

Next Post

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre. “A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, […]
error: Conteúdo protegido!!