Famílias de baixa renda podem trocar gratuitamente suas antenas parabólicas antigas por modelos digitais, já que, em breve, as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar e por isso precisam ser substituídas por novas parabólicas digitais.
O serviço está disponível nos 853 municípios de Minas Gerais, beneficiando cerca de 314 mil famílias mineiras. Essa iniciativa é conduzida pelo Siga Antenado, e é parte do processo de migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal digital (Banda Ku). Tem o direito àquelas famílias inscritas em programas socias do governo federal, desde que a parabólica tradicional esteja instalada e funcionando em casa.
A troca das antenas é indispensável, pois as parabólicas antigas já começaram a perder funcionalidade com desligamento do sinal analógico por várias emissoras. Quem não receber a atualização para a antena digital ficará sem acesso à TV.
COMO SOLICITAR
Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso estar inscrito em dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissões para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo númeoro 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com número do CPF ou do NIS em mãos.