A megacampanha da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para o combate aos crimes de estelionato virtual, lançada em outubro deste ano, já garantiu a prisão de 90 pessoas, sendo quadro em estados como Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Intitulada “Se deu dúvida, é golpe!”, a iniciativa conta com a parceria da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e busca reduzir a criminalidade no Estado.
A campanha tem como garoto-propaganda o influencer Tião Bruto Sistemático. Ela pretende conscientizar e chamar a atenção da população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar as mais diversas ações criminosas. Entre os golpes, estão pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Segundo a porta-voz da corporação, major Layla Brunnela, a operação, coordenada pelo Ficco, já trouxe resultados extremamente positivos para a população. “Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada e prevenção de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira”, explicou.
A major ressaltou também a importância da campanha e da atuação integrada entre as policias. “Todas as ações de comunicação, preventivas e operacionais, voltadas para uma melhor qualificação dos dados, acabam sendo reforçadas por ações repressivas qualificadas integradas, como é esse caso da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência e, também, da Polícia Federal” , pontuou.
Prevenção
A megacampanha da Polícia Militar foi abraçada por veículos de comunicação e influencers, além de contar com diversas peças publicitárias, que estão sendo divulgadas em outdoors e cartazes com dicas de segurança em locais com grande circulação de pessoas, em todas as regiões de Minas, além de spot de rádios e publicação de vídeos nas redes sociais.
A iniciativa foi elaborada com base no tripé comunicação, inteligência e operações.
Fonte: Agência Minas Gerais