A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, nos dias 4 e 5/11, o II Seminário Macrorregional de Arboviroses da macrorregião de Saúde Jequitinhonha.
O evento, sediado no auditório JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), reuniu cerca de 200 participantes e teve como objetivo preparar os 31 municípios da região para o enfrentamento das arboviroses — doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche — durante o período sazonal de 2024/2025.
Foram discutidas ações preparatórias, como a atualização dos Planos de Contingência, controle vetorial e estratégias de comunicação e mobilização social. O segundo dia teve foco no manejo clínico das arboviroses, com orientações para médicos e enfermeiros sobre diagnóstico e tratamento de doenças como dengue, chikungunya e febre oropouche.
Para Kesley Duarte, referência técnica das arboviroses da SRS Diamantina, o seminário atingiu seu propósito, e novas etapas do enfrentamento estão previstas – entre elas o fortalecimento dos comitês municipais de arboviroses.
Fonte: SRS Diamantina – Foto: Divulgação/SRS Diamantina