Governo de Minas abre 40 mil novas vagas para o Trilhas de Futuro

Aranãs FM
Foto SEE/MG

No momento em que o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação técnica e habilidades específicas, Minas Gerais é o estado que mais cria vagas para educação profissional no país.

Em sequência ao compromisso de educação com os mineiros, o Governo de Minas promove inscrições para a quinta edição do Trilhas de Futuro desta terça-feira até o dia 23/9. A nova fase oferece 40 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos e transformadores.

Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto rapidamente se tornou pioneiro e referência nacional. Oferecendo cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas, o projeto também fornece ajuda de custo para alimentação e transporte.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Critérios

Para participar do Trilhas e concorrer a uma das 40 mil vagas disponibilizadas, os interessados precisam seguir os critérios estabelecidos pela Resolução nº 5.047, disponível aqui.

O encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos no projeto será realizado de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições, no endereço e turno indicado pelos estudantes, respeitando os critérios preestabelecidos.

Mutirão de inscrições

Para estimular as inscrições na quinta edição do Trilhas de Futuro, a SEE/MG, em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), vai promover um mutirão de inscrições nas escolas que oferecem ensino médio parcial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A campanha ocorrerá entre 16 e 18/9.

Durante o mutirão, as Escolas Técnicas credenciadas no projeto fornecerão suporte adicional para a divulgação dos cursos disponíveis neste ano. Todos os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio e da EJA receberão uma cartilha.

O principal objetivo da campanha é assegurar que as vagas do Projeto Trilhas de Futuro sejam preenchidas prioritariamente pelos alunos atualmente matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio e no 1º período da EJA na rede estadual de ensino.

Como parte da campanha deste ano, os estudantes prioritários terão acesso a uma nova cartilha com informações detalhadas sobre cada curso, incluindo duração, conteúdo programático, perspectivas de mercado, média salarial e certificações. A cartilha está disponível neste link.

O material não só vai fornecer o cronograma dos cursos, mas também informações essenciais para ajudar os interessados a escolherem o curso mais adequado para suas necessidades e aspirações profissionais.

 

Fonte: Agência Minas Gerais

Deixe seu comentário:

Next Post

Inscrições para o 8º Prêmio Inova começam nesta quarta-feira (11/9)

As inscrições da oitava edição do Prêmio Inova Minas Gerais começam nesta quarta-feira (11/9). A premiação, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reconhece as ideias e iniciativas inovadoras que se destacam no Governo de Minas, promovendo ações de simplificação e desburocratização da administração pública. Os trabalhos podem ser […]
error: Conteúdo protegido!!