Ainda conforme relato, a vítima recebeu uma segunda mensagem em que era questionada se ela havia feito o depósito daquele valor. Diante da confirmação, os criminosos passaram a orientar a mulher, que na sequência caiu em um segundo golpe.
Na mensagem, os criminosos disseram à mulher que o valor seria estornado para ela, mas que para isso, ela deveria copiar e colocar um código que foi enviado para o celular dela em seu aplicativo do banco.
Após realizar a ação indicada pelos criminosos, seu WhatsApp foi clonado e os criminosos fizeram também um PIX no valor de R$1 mil.
Tenente Rone, da Polícia Militar, faz alerta:
“Cada vez mais os criminosos estão inovando e para que você não seja mais uma vítima, tem que ficar esperto.
Toda vez que receber mensagem de alguém pedindo transferência, pedindo depósito, fazer contato com essa pessoa, ligar para o número dela, fazer perguntas para ela que só ela sabe responder, às vezes peça para que mande áudio no whatsapp.
Então não faça transferências sem antes se certificar, que seja aquela pessoa mesmo, quando receber informações para você abrir o aplicativo do seu banco e fazer alguns comandos, usar links: não faça, se pedir para abrir o aplicativo do banco não faça, já é sinal de golpe, porque o banco não pede isso para você, não liga para você, não pede para você ficar abrindo o aplicativo do seu banco, da sua conta, então não faça para que você não seja mais um vítimo”.
Texto Ana Paula Tinoco