A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) fizeram um alerta de que é falsa a informação de que a gratuidade para emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é válida somente este ano (2024).
Conforme a delegada Danielle Aguiar, coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, esclareceu que a primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer tempo, e ressaltou que não há necessidade de urgência para requerê-la, já que o modelo anterior da carteira de identidade terá validade até 23 de fevereiro de 2032.
Já a diretora do Instituto de Identificação, a delegada Adriana de Barros Monteiro, acrescenta que a criação e o compartilhamento de notícias falsas como essa, além de estarem sujeitas a responsabilização penal, configuram enorme prejuízo ao serviço público.
“Desde a implementação da CIN em Minas Gerais, a PCMG tem trabalhado dia e noite para garantir o acesso de todos os cidadãos a esse importante serviço. O aumento no volume de pedidos a partir de um falso alarme, contudo, pode desfavorecer aqueles que de fato necessitam com urgência do documento”, frisou Adriana.
A Polícia Civil de Minas Gerais frisa que as informações oficiais sobre a CIN devem ser obtidas nos sites da PCMG (www.policiacivil.mg.gov.br/site-pc ) e da Seplag-MG (www.planejamento.mg.gov.br ), além do Portal MG (www.mg.gov.br ).
Texto Ana Paula Tinoco