Devido os crescentes números de casos de dengue e de Covid-19, o hospital São Vicente de Paulo, em Capelinha, enfrenta a superlotação, com boa parte dos pacientes acometidos pelas doenças. Por causa disso, está temporariamente suspensa a realização de cirurgias eletivas.
A cirurgia eletiva é aquela planejada com antecedência, sem urgência ou emergência imediata. Por isso, a decisão de suspender os procedimentos temporariamente, até que a situação de internações seja normalizada, foi tomada em conjunto por uma Comissão Mista, composta por representantes da Fundação Hospitalar, da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária de Capelinha.
Os demais procedimentos cirúrgicos, ou seja, os de emergência, continuarão a ocorrer normalmente.
Além de contribuir com o combate aos focos da dengue que podem estar em casa ou nos quintais em caso de primeiros sintomas, as pessoas devem procurar primeiro o seu posto de saúde, e só devem ir ao hospital, se estiver num quadro agravado destas duas doenças.
A ação de cada um (a) vai ajudar a vencer a dengue e a Covid e a retomar a realização de cirurgias eletivas no hospital de Capelinha.
*Com informações da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo de Capelinha/MG