A Copasa anunciou por meio de nota à imprensa que as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Capelinha avançaram. Com investimento total da Copasa nas obras de R$ 9,6 milhões, que devem ser concluídas em março deste ano.
“As intervenções objetivam garantir abastecimento em quantidade, regularidade e de qualidade para a população, além de minimizar os efeitos de eventuais intermitências”, explicou em nota.
Conforme o comunicado, após a conclusão das obras o aumento de captação será de 65%. Volume este que será tratado e distribuído à população do município: “as intervenções trarão segurança hídrica para os próximos 20 anos”, garantiu.
“Mesmo antes de finalizadas, as obras já possibilitaram a ampliação da vazão do SAA de Capelinha, reduzindo as intermitências no abastecimento durante interrupções emergenciais do sistema para manutenções”, esclareceu.
Ainda conforme o comunicado, já foram instalados dois conjuntos de motobomba, que são responsáveis por bombear a água para os reservatórios, nas áreas das estações elevatórias de água bruta (EABs) da Copasa, em Capelinha.
Com esta instalação, segundo a companhia, a vazão foi elevada em cerca de 13% e, atualmente, “estão em execução os serviços relativos à implantação e adequação da unidade de captação de água, além de elevatórias e adutoras de água bruta e linha de recalque”.
“Com a realização física da obra até o momento, já houve incremento de aproximadamente 12 litros por segundo (l/s) na vazão do sistema, passando de 60 l/s para 72 l/s”, detalhou
Segundo o gerente regional Vilson Amorim, a ampliação do sistema de abastecimento vai garantir maior regularidade ao serviço prestado pela Copasa na cidade: “A obra vai ampliar a disponibilidade de água para o município de Capelinha, evitando desabastecimento em caso de manutenções que interrompam o sistema ou em situação de aumento do consumo”, disse.
Sobre outras melhorias, “a Copasa estuda iniciar no primeiro trimestre deste ano obras de melhorias do sistema de água para os bairros Piedade, Cidade Alta, Subestação, Morada Nova, Bourbon, Vista Alegre, Jardim Imperial e parte alta dos bairros Maria Lúcia e Aparecida – que passarão a ter maior disponibilidade de água”, finalizou.
Texto Ana Paula Tinoco