Sancionada lei que garante compra de alimentos da agricultura familiar

Aranãs FM
Foto: Reprodução Internet

O novo formato do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, agora é lei. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira, medida provisória aprovada no Congresso Nacional.

O programa foi criado há cerca de 20 anos, no âmbito do Fome Zero, para ajudar os agricultores familiares que não têm acesso a mercados para vender seus produtos e, ao mesmo tempo, fornecer alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Desde 2003, o investimento do governo federal na iniciativa soma mais de R$ 8 bilhões, com a participação de mais de 500 mil agricultores familiares.

No entanto, o PAA foi extinto nos últimos anos, nas últimas gestões. Agora, no novo formato dá prioridade para a compra de alimentos produzidos por famílias inscritas no Cadastro Único, povos indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores, negros, mulheres, juventude rural, idosos, pessoas com deficiência e famílias que têm pessoas com deficiência como dependentes.

A nova lei também determina que as compras públicas, feitas por órgãos estaduais, municipais e da administração federal, busquem, sempre quando for possível, alcançar 30% de produtos de agricultores familiares ou cooperativas que reúna esses produtores.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília

Deixe seu comentário:

Next Post

Governo endurece regras para uso de armas e proíbe clubes de tiro 24 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina um pacote de segurança pública nesta sexta-feira (21) com várias medidas que visam, entre outros pontos, restringir o uso de armas de fogo e estabelecer novas regras para o funcionamento dos clubes de tiro. As medidas revogam algumas flexibilizações criadas durante a […]
error: Conteúdo protegido!!