A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nessa quarta-feira (12/7), da operação Contra Impetum, como parte da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Governador Valadares, composta também pelas polícias Federal, Militar e Penal. A operação teve como objetivo reprimir e combater organizações e associações envolvidas em crimes violentos na região, sobretudo homicídio e tráfico de drogas.
Durante a ação, cerca de 60 policiais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, sendo dois deles em um presídio local. No curso dos trabalhos, as equipes arrecadaram drogas e celular. Para o acesso às ilhas que rodeiam o Rio Doce, onde também foram cumpridas medidas judiciais, foi necessária a assistência do Corpo de Bombeiros Militar, que utilizou barcos e um helicóptero para dar suporte aos policiais.
Participaram também da operação cães farejadores dos canis das polícias Civil, Militar e Penal, bem como do Corpo de Bombeiros.
Apurações
As investigações tiveram início após a ocorrência de um caso de extorsão mediante sequestro cometido contra uma servidora municipal, no dia 23 de setembro de 2022, no bairro Santa Rita. Conforme apurado, os suspeitos de executar o crime integram uma associação criminosa envolvida no tráfico de drogas no município.
De acordo com o delegado da PCMG Rodrigo Nalon, coordenador da Ficco, a ação de ontem visou, principalmente, restabelecer a ordem para os moradores daquela região, reforçando a presença do Estado por meio das forças de segurança pública.
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais