Os dois irmãos responsáveis pela morte de Joaquim de Castro, de 91 anos, foram condenados a 36 anos de prisão cada um. O crime aconteceu em dezembro de 2021. Os autores foram indiciados por homicídio triplamente qualificado, com aumento de pena por a vítima ser idosa, ocultação de cadáver, além de outros crimes.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi morta dentro da própria casa. Ele foi golpeado na cabeça em momento de distração e estrangulado. Após a morte, os irmãos enrolaram o corpo de Joaquim em coberto e tapete, levaram para Vendinhas, zona rural de Capelinha e atearam fogo.
Os autores do crime também foram indiciados por tentativa de estelionato. Após o julgamento, que durou mais de 12 horas, os dois irmãos foram encaminhados para o presidio de Capelinha local em que irão cumprir a pena.
O crime
Conforme a Polícia Civil, o corpo do idoso foi encontrado, parcialmente carbonizado, às margens de uma estrada em Vendinha. A vítima foi identificada através de exames periciais.
Foi apurado à época, pela Polícia Civil, que a motivação do crime seria um desentendimento na negociação de um lote de propriedade da vítima. Eles teriam adquirido a propriedade e mesmo tendo o imóvel transferido para o acusado de 26 anos, não houve pagamento.
No dia do crime, os dois teriam entrado em contato com o idoso e após ter acesso ao interior da casa dele, em um minuto de distração, teriam golpeado a cabeça da vítima. Para esconder o corpo, eles o enrolaram em um cobertor e um tapete e levaram para a zona rural.
Texto Ana Paula Tinoco