Após quase sete anos, o América voltará a mandar uma partida no Mineirão. O jogo contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 11 de junho, será no Gigante da Pampulha. A mudança será porque o Independência estará fechado para o plantio da grama de inverno, o que é comum nesta época do ano.
A última vez que o Coelho jogou como mandante no Mineirão não traz boas lembranças para a torcida. Foi contra o Flamengo no dia 16 de novembro, pelo Brasileiro, quando saiu derrotado, por 1 a 0, com gol do atacante do Éverton. O resultado sacramentou a queda do time mineiro para Série B.
Naquele ano, o Alviverde teve o pior desempenho da competição, somou apenas 28 pontos e foi rebaixado com três rodadas de antecedência. Em 38 rodadas, foram apenas sete vitórias, sete empates e 24 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 24%.
Depois disso, o Alviverde começou a se reconstruir e voltou a cair somente mais duas vezes. Em 2021, o clube mineiro consolidou sua mudança de patamar e voltou a disputar a competição de elite do futebol brasileiro, posto que não deixou mais desde então.
Do atual elenco do América, somente o Juninho esteve presente nesse jogo contra o rubro. O time, comandado pelo técnico Enderson Moreira, teve: João Ricardo; Jonas, Alison, Messias e Ernandes; Leandro Guerreiro (Xavier), Juninho, Danilo Barcelos (Nilson), Tony; Nixon (Sávio) e Michael.
Fonte: O Tempo Esportes